Plano estratégico e de atividades

 

Plano

estratégico

2025-2027

e de

atividades 2025

Tendo sido nomeado em finais de setembro de 2025, e no contexto de uma fase em que ainda tenho estado a reconhecer a dinâmica e a estrutura da CEIC, pretendo dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela Professora Doutora Helena Canhão, mas com foco nalguns aspetos que saliento, em número de 13 medidas:

1. Implementação da Rede Nacional de Comissões de Ética da Saúde a necessitar de reforço legal e dotação financeira pelo Ministério das Finanças.

2. Aumentar a literacia, desmistificando e mostrando os elevados benefícios para a Humanidade dos diversos tipos de ensaios clínicos, com promoção da evidência científica e Boas Práticas Clínicas.

3. Campanha estruturada multidimensional e desenvolvida com cronograma para promoção da imagem da CEIC e do seu papel na área da saúde e da população em geral.

4. Renovação do site e reforço da presença nas redes sociais.

5. Prioridade no aumento do número de ensaios clínicos em Portugal.

6. Reforço do network nacional e internacional da CEIC dando a conhecer o seu papel na ética, investigação clínica. Promover a parceria e colaboração com Associações de Doentes, estabelecendo a figura de dois pontos focais para parceria com a CEIC.

7. Reforço da equipa de peritos que avaliam os ensaios, considerando os aspetos financeiros.

8. Aumentar a intervenção da CEIC na área dos dispositivos médicos.

9. Aplicação das novas metodologias no funcionamento da CEIC (Inteligência artificial).

10. Pugnar pelo Bem Estar, valorização pessoal e profissional do staff fixo de 11 elementos altamente diferenciados nesta área.

11. Requalificação do espaço físico ocupado pela CEIC.

12. Trabalho estreito e colaborativo com as várias estruturas do INFARMED, I.P.

13. Elaboração de livro comemorativo dos 20 anos CEIC.

O Presidente da CEIC

Rui Tato Marinho